Esses são uns "livrinhos singelos" que estou lendo pra minha dissertação: VERSO COM VERSO, do Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ); CRÍTICA DA MORAL CANSADA, do Ronaldo Lima Lins(UFRJ); MARXISMO E TEORIA DA LITERATURA, do Gyorgy Lukács; OS TRABALHOS E OS DIAS d Hesíodo; OBRAS COMPLETAS de Carlos de Oliveira.
Essa é só uma parte, é claro. O principal mesmo são as obras do próprio Jorge de Sena. E penso, hoje, nessa questão de organizarmos o que precisamos ler, em que ordem, bem como a necessidade de aprendermos a rejeitar as leituras que não poderemos fazer (seja devido à exiguidade do tempo, seja devido à necessidade de não ser repetitivo no assunto, etc). Saber escolher é fundamental também quando somos alunos.
Tão importante quanto saber escolher é saber ler. Sim, saber ler. Quando lemos algo, precisamos entender todo o vocabulário, pois isso faz diferença no sentido do texto. Momento e fase, por exemplo, embora tenha relação com o tempo, são palavras com significados bem diversos. Do mesmo modo, se o texto se refere a algo que desconhecemos, como um evento histórico por exemplo, é preciso ou útil se informar sobre o que significa. Penso que essas coisas interferem no entendimento do texto, penso que seja mais eficaz ter esses cuidados do que ficar lendo o mesmo texto diversas vezes.
Atenção é algo fundamental, assim como óculos, quando precisamos deles. Penso que muitos detalhes influenciam - para o bem e para o mal - no rendimento dos nossos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário