Esta cadeira eu estava pintando, um dia desses, mais para proteger do processo de enferrujamento, do que confiando que ganharia uma pintura uniforme. Ela comporá o meu escritório pequeno e improvisado, mas muito eficaz. Um espaço para estudar ou simplesmente ler em casa é algo grandemente necessário. Concentração é um elemento fundamental para a apreciação de qualquer tipo de texto que necessitemos ou que desejemos ler.
Pensando, aliás, em leituras as razões pelas quais dedicamos tempo a isso, ocorre-me um assunto: esta associação imediata entre cursar uma graduação e o mercado de trabalho. Para quem pensa que o objetivo principal de uma universidade seja fornecer profissionais para o mercado de trabalho, isso é a prova da forte limitação de opções de pensamento, o tal padrão que a propaganda capitalista alardeia.
Estudar, ler e pensar tem relação com a nossa formação enquanto seres humanos, portanto seres da e na cultura, bem como pessoas que se relacionam com outras pessoas. É claro que a academia nos transmite informações e conhecimentos muito necessários de serem divididos com o conjunto da sociedade, o que pode acontecer quando lecionamos e ocupamos uma vaga num emprego, mas também é essencial para criarmos nossos filhos, ajudarmos a formar os mais novos que conhecemos (vizinhos, irmãos mais novos, amigos), bem como seguirmos tomando decisões de todo o tipo pela vida afora.
Não há limites para o que podemos aprender desde que nos dediquemos a isso, mesmo que o que a gente aprenda não tenha um uso imediato ou mercantil. Aprender a pensar e agir independente do ganho financeiro, ou dessa preocupação é, aliás, um dos maiores ganhos, é aprender a viver com liberdade porque informado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário