sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O que entendemos por formação?


No modelo de sociedade em que vivemos, já faz um certo tempo, temos redes de escolas públicas, mas formação começa em casa, com a convivência familiar no geral, não só com o que é da obrigação dos pais ensinar visando a educação dos filhos. Sendo o ser humano complexo, não podemos esperar que a formação seja algo simples.

Há uma grande parte da tarefa que depende dos esforços do próprio cidadão. Isto diz respeito à leitura de livros, jornais, revistas, a ouvir músicas diversas, a observação de obras de arte de diversos momentos e escolas artísticas, e também técnicas e estilos, e mesmo do conhecimento dos lugares do mundo.

De um modo geral, em nossas escolas públicas não federais, o aluno vai até o final do ensino médio esperando receber conhecimento dos professores.No momento seguinte para os que ingressam na Graduação, deparam-se com a necessidade de modificar essa postura, visto que precisam pegar um ritmo de leituras prévias para serem debatidas em aula, ou pesquisas em laboratório, listas de exercícios de física, matemática, enfim,  é necessária uma nova postura.

O Nobel de literatura José Saramago, que tinha ensino médio técnico, formou-se frequentando biblioteca pública. Na entrega do prêmio, em seu discurso afirmava que seu avô (analfabeto) era o homem mais inteligente que conheceu na vida. Formação necessita muito esforço e interesse pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário