sábado, 31 de agosto de 2013
Exercícios, argumentação e o ser humano.
Se eu perguntasse sobre esta imagem, o que pode ser dito? 1) que pode ser uma sessão de fisioterapia; 2) Que é fisioterapia num homem?; 3) Num idoso? 4) Que são dois amigos conversando?; 5) Que ele foi visitá-la no trabalho?. 6) Que ela foi visitá-lo num hospital?
Ainda haveria muitas perguntas que eu poderia fazer, pois, se uma imagem vala mais que mil palavras, ela não responde à pergunta: que palavras?
Este é Renato Artur Nascimento, homem, irmão, pai, marido, professor de História, ex-metalúrgico, Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro na gestão de 1987/1990, comunista e um homem que pensa. Um grande amigo. Sim, ele tem necessidade de fisioterapia por ter sido acometido por SIDEROSE SUPERFICIAL DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.
Renato tem um bom gosto imenso para música, artes, literatura; desenvolvemos uma pesquisa no âmbito da história do Brasil, tendo como ponto de partida a história das lutas dos trabalhadores metalúrgicos, via seu sindicato.
Ela é sua fisioterapeuta, mas só sei dela a profissão.
Errou quem pensou num inválido. É fundamental que olhemos para as pessoas como pessoas.
domingo, 18 de agosto de 2013
Política faz parte da formação.
Sim, política é fundamental na formação dos cidadãos, e isto não quer dizer que cada pessoa deva estar vinculada a algum partido para isso. Eu estou aproveitando um momento de congresso do meu PC do B para discutir o que me interessa e o que me incomoda, porque militar num partido, como em qualquer organização - inclusive as religiosas, envolve aprendermos a lidar com a divergência e discordâncias.
A formação acadêmica de qualquer pessoa que se disponha a isso deve conter certa diversidade de conhecimentos. Não é interessante para um matemático não ter conhecimento algum de literatura ou história, por exemplo, visto que o ser humano é complexo,e a vida mais ainda.
Mesmo numa preocupação prática, aumentar nosso repertório é uma grande ferramenta para desenvolvermos melhor nossa atividade em qualquer área, porque com um universo maior de dados pra nossa mente pesquisar e relacionar, é melhor para ter ideias, buscar soluções, se reerguer depois de um erro, viver.
Recomendo que leiam sobre ética em mais de um autor, que conheçam os pensamentos centrais dos partidos existentes em seu país, que interfiram no andamento da sociedade de alguma forma. É parte em sermos parte deste mundo tão organizado em segmentações.
Essa foto nada linda sou eu, num dia rio, tomando um chá e lendo as teses do meu partido, na caminha do meu pequeno e com a coberta de crochê que fiz pra ele ano passado.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
O que entendemos por formação?
No modelo de sociedade em que vivemos, já faz um certo tempo, temos redes de escolas públicas, mas formação começa em casa, com a convivência familiar no geral, não só com o que é da obrigação dos pais ensinar visando a educação dos filhos. Sendo o ser humano complexo, não podemos esperar que a formação seja algo simples.
Há uma grande parte da tarefa que depende dos esforços do próprio cidadão. Isto diz respeito à leitura de livros, jornais, revistas, a ouvir músicas diversas, a observação de obras de arte de diversos momentos e escolas artísticas, e também técnicas e estilos, e mesmo do conhecimento dos lugares do mundo.
De um modo geral, em nossas escolas públicas não federais, o aluno vai até o final do ensino médio esperando receber conhecimento dos professores.No momento seguinte para os que ingressam na Graduação, deparam-se com a necessidade de modificar essa postura, visto que precisam pegar um ritmo de leituras prévias para serem debatidas em aula, ou pesquisas em laboratório, listas de exercícios de física, matemática, enfim, é necessária uma nova postura.
O Nobel de literatura José Saramago, que tinha ensino médio técnico, formou-se frequentando biblioteca pública. Na entrega do prêmio, em seu discurso afirmava que seu avô (analfabeto) era o homem mais inteligente que conheceu na vida. Formação necessita muito esforço e interesse pessoal.
Assinar:
Postagens (Atom)