terça-feira, 13 de março de 2012
Início de semestre.
Passado o trote, ao menos aquele de rua - com estudantes pintados de todo o tipo de coisa - e iniciadas as aulas a sério, um dos primeiros desafios são as leituras que devem ser empreendidas, e que, com uma frequência bem desagradável, costumam gerar aquelas pilhas de livros (ou trechos xerocados). É de se imaginar que o pessoal que passou para as públicas sofra um pouco menos com isso, já que só passaram por que - entre outras qualidades - tem mais hábito e/ou intimidade com a tarefa de estudar regularmente. Mas todos são pegos por uma avalanche, de um modo ou de outro.
Um curso universitário presencial dura entre 4 e 5 anos, no tempo regular. São dois semestres por ano, com trabalhos e provas finas, então logo de cara aconselho: "não deixe as leituras ou exercícios se acumularem". Parece óbvio, mas não é só pelo acumulo em si que escrevo isso, mas principalmente porque se você vai acompanhando a teoria, entende melhor o desenrolar das aulas. É como cultivar uma planta: você vai alimentando-a com água e insumos gradativamente, não de uma vez só num período curto, tipo a semana de provas.
É aquela idéia - que parece que querem fazer passar por superada, principalmente com o advento de tablets e etc - de construir o conhecimento cotidianamente.
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