sábado, 21 de janeiro de 2012

Período de férias.(?)


Dezembro é, geralmente, mês de segunda fase dos vestibulares, segunda época pra quem não se resolveu durante o ano letivo, escritura dos trabalhos - pra quem faz pós - que deverão ser entregues no início do próximo período; assim como Janeiro é mês de pegar os resultados, fazer pré-matrícula no SISU. Férias movimentadas, eu diria.
Como eu já vivo há quase quatro décadas, me lembro do tempo em que na época de férias, nós ficávamos mesmo de férias. Era o tempo de brincar na rua, ou em casa mesmo - que era o meu caso, devido a uns medos da minha mãe. Hoje é como se tivéssemos apenas intervalos entre os períodos letivos, um tempinho pra ler, estudar, escrever o que não cabe no dia-a-dia das aulas.
Descansar, nesse momento globalizado, internetado - que é diferente de conectado, competitivo ao extremo, é um palavrão. É quase como se você estivesse rasgando dinheiro, talvez o maior pecado em tempos de capitalismo bem selvagem.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Observar Calendários.

O início do ano, para quem está entrando para a universidade, ou para quem já está cursando, é tempo de observar os calendários para o novo ano letivo. Claro, os precavidos, além de algum merecido descanso, devem se dedicar aos estudos revisivos e peparatórios, lembrando o nosso fictício inventor de palavras Odorico Paraguassu.

Ocorre, penso, que tirar férias de livros e cadernos totalmente é um grande desperdício, e uma decisão equivocada num mundo tão e cada vez mais tão competitivo como esse nosso. Por outro lado, para pessoas como eu com probleminhas de cabeça, estudar tem o seu lado prazeiroso.